"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

sábado, 27 de setembro de 2014

11 Músicas dos Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii é uma banda brasileira de rock, formada em 1985 
na cidade de Porto Alegre por Humberto Gessinger (vocal e guitarra), 
Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria), que 
alcançou grande popularidade com suas canções irônicas e críticas. 

Os quatro estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, 
resolveram formar uma banda apenas para uma apresentação em 
um festival da faculdade, que aconteceria por protesto à paralisação 
de aulas. O primeiro show da banda foi em 11 de janeiro de 1985. 
Escolheram o nome Engenheiros do Hawaii para satirizar os 
estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, 
com quem tinham uma certa rixa.
Fonte: Wikipédia >>> [ clique para ler mais ] 

***
11) 3x4
Compositor: Humberto Gessinger
Trecho: 
"... Somos o que há de melhor...
Somos o que dá pra fazer...
O que não dá pra evitar,
E não se pode escolher...

Se eu tivesse a força que você pensa que eu tenho
Eu gravaria no metal da minha pele o teu desenho
Feitos um pro outro
Feitos pra durar
Uma luz que não produz sombra..."


10) O Papa é Pop
Compositor: Humberto Gessinger
Trecho:
"Todo mundo tá revendo
O que nunca foi visto
Todo mundo tá comprando
Os mais vendidos

É qualquer nota
Qualquer notícia
Páginas em branco
Fotos coloridas
Qualquer nova
Qualquer notícia
Qualquer coisa
Que se mova
É um alvo
E ninguém tá salvo..."

09) O Exército de um Homem Só
Compositores: Gessinger e Augusto Licks
Trecho:
"Não importa se só tocam
O primeiro acorde da canção
A gente escreve o resto em linhas tortas
Nas portas da percepção
Em paredes de banheiro
Nas folhas que o outono leva ao chão
Em livros de histórias seremos a memória dos dias que virão
Se é que eles virão..."

08) Infinita Highway
Compositor: Gessinger
Trecho:
"...Mas não precisamos saber pra onde vamos
Nós só precisamos ir
Não queremos ter o que não temos
Nós só queremos viver
Sem motivos, nem objetivos
Estamos vivos e isto é tudo
É sobretudo a lei
Dessa infinita highway..."

07) Eu Que Não Amo Você
Compositor: Gessinger
Trecho:
"Eu que não fumo, queria um cigarro
Eu que não amo você
Envelheci dez anos ou mais
Nesse último mês
Eu que não bebo, pedi um conhaque
Pra enfrentar o inverno
Que entra pela porta
Que você deixou aberta ao sair..."

06) Alívio Imediato
Compositor: Gessinger
Trecho:
"...O melhor esconderijo, a maior escuridão
Já não servem de abrigo, já não dão proteção
A Líbia é bombardeada, a libido e o vírus
O poder, o pudor, os lábios e o batom

Que a chuva caia como uma luva
Um dilúvio, um delírio
Que a chuva traga
Alívio imediato

Que a noite caia
De repente caia
Tão demente quanto um raio
Que a noite traga
Alívio imediato..."


05) Terra de Gigantes
Compositor: Gessinger
Trecho:
"Hey, mãe!
Eu tenho uma guitarra elétrica
Durante muito tempo isso foi tudo
Que eu queria ter

Mas, hey, mãe!
Alguma coisa ficou pra trás
Antigamente eu sabia exatamente
O que fazer

Hey, mãe!
Tem uns amigos tocando comigo
Eles são legais, além do mais
Não querem nem saber
Que agora, lá fora
O mundo todo é uma ilha
A milhas e milhas
De qualquer lugar..."

04) Era um Garoto que como Eu Amava
 os Beatles e os Rolling Stones...
Compositores: Gianni Morandi e Franco Migliacci
Versão em Português: Brancato Jr.
Trecho:
"Era um garoto que como eu
Amava os beatles e os rolling stones
Girava o mundo sempre a cantar
As coisas lindas da américa

Não era belo, mas mesmo assim
Havia mil garotas afim
Cantava help and ticket to ride
Oh! Lady jane e yesterday

Cantava viva à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o separou
Fora chamado na América ..."

03)  Toda Forma de Poder
Compositor: Gessinger
Trecho:
"Eu presto atenção no que eles dizem
Mas eles não dizem nada (Yeah, yeah)
Fidel e Pinochet tiram sarro de você que não faz nada
(Yeah, yeah)
E eu começo a achar normal que algum boçal
Atire bombas na embaixada
(Yeah yeah, uoh, uoh)

Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça esquecer tudo que eu vi
Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça esquecer..."

02) Somos Quem Podemos Ser
Compositor: Gessinger
Trecho:
"...A vida imita o vídeo
Garotos inventam um novo inglês
Vivendo num país sedento
Um momento de embriaguez

Nós
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter

Um dia me disseram
Que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram
Que os ventos às vezes erram a direção..."


01) Pra Ser Sincero
Compositor: Gessinger e Licks
Trecho:
"... Pra ser sincero
Não espero que você
Minta
Não se sinta capaz
De enganar
Quem não engana
A si mesmo

Nós dois temos
Os mesmos defeitos
Sabemos tudo
A nosso respeito
Somos suspeitos
De um crime perfeito
Mas crimes perfeitos
Não deixam suspeitos..."

Há, ainda outras belas canções, para o banco de reservas, tais como:
-Piano Bar
-Até o Fim
-Longe Demais das Capitais
-A Revolta dos Dândis I
-Perfeita Simetria
-Dom Quixote
-Ando Só
-Parabólica
-Herdeiro da Pampa Pobre
-A Promessa
-A Montanha
* * *
--------------------------------------------------
Veja também:
> 11 Músicas da Legião Urbana - LADO A > --- LADO B >

Nenhum comentário:

Postar um comentário