"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 15 de janeiro de 2012

11 músicas dos Titãs

Depois do Top Eleven da Legião Urbana (que na verdade foram 2 listas), 
agora é a vez do Titãs. Os Titãs é uma banda de rock brasileira formada
em São Paulo, na década de 1980. Ativa há mais de 30 anos, tornou-se 
uma 
das maiores bandas do Rock Brasileiro, ao lado de Legião Urbana, 
Os Paralamas do Sucesso, IRA! e Barão Vermelho, entre outras.
A maioria dos integrantes da banda se conheceu no Colégio Equipe,
em São Paulo, no final da década de 1970 e, a partir de uma
apresentação na Biblioteca Mário de Andrade no ano de 1981,
passaram a fazer shows em várias casas noturnas da cidade,
com o nome Titãs do iê-iê
. [Saiba +]

Integrantes: Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto.
Ex-integrantes: Ciro Pessoa, André Jung, Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer,
Nando Reis, Charles Gavin.

Obs.: É lógico que ficaram várias ótimas músicas de fora desta lista, 
mas se trata de um Top Eleven, as onze que mais gosto.

Listo então, as minhas 11 músicas 
“titânicas” preferidas.

*
1 – Flores
Trecho:
“A dor vai curar essas lástimas
O soro tem gosto de lágrimas
As flores têm cheiro de morte
A dor vai fechar esses cortes
Flores
Flores
As flores de plástico não morrem...”

2 - Epitáfio

Trechos:
“Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...”

3 - Miséria
Trecho:
"A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Cores, raças, castas, crença
Riquezas são diferenças..."

4 - Comida
Trecho:
“A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...”

5 - O Pulso
Trecho:
“E o pulso ainda pulsa
E o pulso ainda pulsa

Hepatite, escarlatina
Estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo
Esquizofrenia
Úlcera, trombose
Coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes
Asma, cleptomania...”

6 - Homem Primata
Trecho:
“Desde os primórdios
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
Eu não trabalhava
Eu não sabia
Que o homem criava
E também destruía...
Homem Primata
Capitalismo Selvagem...”

7 – Marvin
Trecho:
“Meu pai não tinha educação
Ainda me lembro
Era um grande coração
Ganhava a vida
Com muito suor
E mesmo assim
Não podia ser pior
Pouco dinheiro
Prá poder pagar
Todas as contas
E despesas do lar...”


08 - Desordem
Trecho:
“Não sei se existe mais justiça
Nem quando é pelas próprias mãos
População enlouquecida
Começa então o linchamento
Não sei se tudo vai arder
Como algum liquido inflamável
O que mais pode acontecer
Num país pobre miserável
E ainda pode se encontrar
Quem acredite no futuro”


9 - Os Cegos do Castelo
Trecho:
“Eu não quero mais mentir
Usar espinhos que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu
Dos cegos do castelo me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho, o lugar
Pro que eu sou
Eu não quero mais dormir
De olhos abertos me esquenta o sol
Eu não espero que um revólver venha explodir
Na minha testa se anunciou
A pé a fé devagar
Foge o destino do azar
Que restou...”

10 - Televisão
Trechos:
“É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe!...”


11 - Enquanto Houver Sol
Trechos:
“Quando não houver saída
Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída
Nenhuma idéia vale uma vida...

Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós
Algo de uma criança...”


* * *


Site oficial: Titãs.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário