"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

11 Músicas dos Paralamas do Sucesso

Os Paralamas do Sucesso é uma banda de ska e rock, formada 
no Rio de Janeiro, no final dos anos 70. Seus integrantes desde 
1982, são: Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone.
"Se os meninos que começaram a fazer rock no Brasil na década de 80
 tiveram o mérito de ser reconhecidos como uma geração relevante da 
música brasileira, os Paralamas do Sucesso têm um crédito nisso aí.
Foram os primeiros a gravar uma música de Renato Russo e fizeram
 Brasília entrar no circuito até então dominado por cariocas, ajudando
a redefinir fronteiras."

>>> Abaixo, minhas 11 canções preferidas dos Paralamas do Sucesso.

11) Luís Inácio (300 Picaretas)
Compositor: Herbert Vianna
Trecho:
"Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou

Eles ficaram ofendidos com a afirmação
Que reflete na verdade o sentimento da nação
É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Variações do mesmo tema sem sair do tom
Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
Uma cidade que fabrica sua própria lei
Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
Ia juntar muita gente pra pegar na saída"

10) Cuide Bem do Seu amor
Compositor: Herbert Vianna
Trecho:
"A vida sem freio me leva, me arrasta, me cega
No momento em que eu queria ver
O segundo que antecede o beijo
A palavra que destrói o amor
Quando tudo ainda estava inteiro
No instante em que desmoronou
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz..."

9) Caleidoscópio
Compositor: Herbert Vianna
Trecho:
"... Quem vai pagar as contas deste amor pagão 
Te dar a mão, me trazer à tona prá respirar 
Quem vai chamar meu nome 
Ou te escutar
Me pedindo prá apagar a luz 
Amanheceu, é hora de dormir 
esse nosso relógio sem órbita..."
8) O Beco

Compositor: Herbert Vianna
Trecho:
"No beco escuro explode a violência
Eu tava preparado
Descobri mil maneiras de dizer o teu nome
Com amor, ódio, urgência
Ou como se não fosse nada..."

7) Meu Erro
Compositor: Herbert Vianna
Trecho:
"Eu quis dizer
Você não quis escutar
Agora não peça
Não me faça promessas
Eu não quero te ver
Nem quero acreditar
Que vai ser diferente
Que tudo mudou

Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer que estar ao seu lado, bastaria
Ah meu Deus era tudo o que eu queria
Eu dizia o seu nome
Não, me abandone..."
6) O Calibre
Compositor: Herbert Vianna
Trecho:
"Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei, da onde vem o tiro (2x)

Por que caminhos você vai e volta?
aonde você nunca vai
e que esquinas você nunca para?
à que horas você nunca sai?
Há quanto tempo você sente medo?
Quantos amigos você ja perdeu?
Entrincheirado vivendo em segredo
e ainda diz que não é problema seu..."

5) Selvagem
Compositores: Herbert Vianna e Bi Ribeiro
Trecho:
"A polícia apresenta suas armas
Escudos transparentes, cacetetes
Capacetes reluzentes
E a determinação de manter tudo
Em seu lugar
O governo apresenta suas armas
Discurso reticente, novidade inconsistente
E a liberdade cai por terra
Aos pés de um filme de Godard
A cidade apresenta suas armas
Meninos nos sinais, mendigos pelos cantos
E o espanto está nos olhos de quem vê
O grande monstro a se criar
Os negros apresentam suas armas
As costas marcadas, as mãos calejadas
E a esperteza que só tem quem tá
Cansado de apanhar..."


4) Lanterna dos Afogados
Compositor: Herbert Vianna
Trecho:
"... Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora 
Mas ainda sei me virar



Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar..."
3) Alagados

Compositores: Herbert Vianna, 
Bi Ribeiroe João Barone
Trecho:
"Todo dia o sol da manhã 
Vem e lhes desafia 
Traz do sonho pro mundo 
Quem já não o queria 
Palafitas, trapiches, farrapos 
Filhos da mesma agonia 
E a cidade que tem braços abertos 
Num cartão postal 
Com os punhos fechados da vida real 
Lhes nega oportunidades 
Mostra a face dura do mal..."

2) A Novidade
Compositores: Gilberto Gil, 
Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone.
Trecho:
"A novidade veio dar a praia
Na qualidade rara de sereia
Metade o busto de uma deusa maia
Metade um grande rabo de baleia 
A novidade era o máximo 
Um paradoxo estendido na areia 
Alguns a desejar seus beijos de deusa 
Outros a desejar seu rabo pra ceia 
O mundo tão desigual 
Tudo é tão desigual 
O, o, o, o... 
De um lado esse carnaval 
De outro a fome total 
O, o, o, o..."


1) Perplexo
Compositores: Herbert Vianna,
Bi Ribeiro e João Barone


Trecho:
"Tentei te entender
Você não soube explicar
Fiz questão de ir lá ver
Não consegui enxergar

Desempregado, despejado, sem ter onde cair morto
Endividado sem ter mais com que pagar
Nesse país, nesse país, nesse país
Que alguém te disse que era nosso
Ah, ah, ah, ah..."

Obs.: Não necessariamente nessa ordem...
***
Discografia:
1983 - Cinema Mudo            1984 - O Passo do Lui          1986 - Selvagem?
1988 - Bora-Bora                   1989 - Big Bang                    1991 - Os Grãos
1994 - Severino                      1996 - Nove Luas                  1998 - Hey Na Na
2002 - Longo Caminho          2005 - Hoje                            2009 - Brasil Afora

Nenhum comentário:

Postar um comentário