"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

11 músicas de Cazuza

Cazuza era o nome artístico de Agenor de Miranda Araújo Neto. 
Cazuza foi compositor e cantor brasileiro. No começo da carreira fez 
parte da banda Barão Vermelho, sendo vocalista e letrista da banda junto
 com Roberto Frejat. Depois, ele dedicou-se à carreira solo, até 1990,
 ano de sua morte. Cazuza morreu aos 32 anos por um 
choque séptico causado pela AIDS.
É sem dúvida um dos grandes compositores brasileiros. 
Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas.

Confira abaixo, 11 belas canções, desse poeta do pop rock nacional.

1 - Ideologia
Trecho:
"Meu partido / É um coração partido / E as ilusões / 
Estão todas perdidas / Os meus sonhos / Foram todos vendidos / 
Tão barato / Que eu nem acredito / Ah! eu nem acredito..."

2 - O Tempo Não Para
Trecho:

"Dias sim, dias não /  Eu vou sobrevivendo sem um arranhão /
Da caridade de quem me detesta /A tua piscina tá cheia de ratos / 
Tuas ideias não correspondem aos fatos / O tempo não para".

3 - Blues da Piedade
Trecho:
"Agora eu vou cantar pros miseráveis / 
Que vagam pelo mundo derrotados /
Pra essas sementes mal plantadas / 
Que já nascem com cara de abortadas /
Pras pessoas de alma bem pequena / 
Remoendo pequenos problemas /
Querendo sempre aquilo que não têm"
4 - Codinome Beija-Flor
Trecho:

"Pra que mentir / Fingir que perdoou / 
Tentar ficar amigos sem rancor /
A emoção acabou / Que coincidência é o amor / 
A nossa música nunca mais tocou"

5 - Brasil
Trecho:
"Não me convidaram /  Pra esta festa pobre /
Que os homens armaram / Pra me convencer /
A pagar sem ver / Toda essa droga /
Que já vem malhada / Antes de eu nascer..."

6 - Um Trem para as Estrelas
Trecho:
"Estranho o teu Cristo, Rio / Que olha tão longe, além / 
Com os braços sempre abertos / Mas sem proteger ninguém /
Eu vou forrar as paredes / Do meu quarto de miséria /
Com manchetes de jornal / Pra ver que não é nada sério /
Eu vou dar o meu desprezo / Pra você que me ensinou /
Que a tristeza é uma maneira / Da gente se salvar depois"
 
7 - Exagerado
Trecho:
"Amor da minha vida / Daqui até a eternidade /
Nossos destinos / Foram traçados na maternidade /
Paixão cruel desenfreada / Te trago mil rosas roubadas /
Pra desculpar minhas mentiras / Minhas mancadas"


8 - Faz Parte do Meu Show
Trecho:
"Te pego na escola e encho a tua bola com todo o meu amor / 
Te levo pra festa e testo o teu sexo com ar de professor / 
Faço promessas malucas tão curtas quanto um sonho bom / 
Se eu te escondo a verdade, baby, é pra te proteger da solidão"

9 - Burguesia
Trecho:
A burguesia fede / A burguesia quer ficar rica /
Enquanto houver burguesia / Não vai haver poesia /
A burguesia não repara na dor / Da vendedora de chicletes /
A burguesia só olha pra si / A burguesia só olha pra si /
A burguesia é a direita, é a guerra...

10 - Vida Louca Vida
Trecho:
"Vida louca vida / Vida breve / Já que eu não posso te levar /
Quero que você me leve / Vida louca vida / Vida imensa /
Ninguém vai nos perdoar / Nosso crime não compensa"

11 - O Nosso Amor a Gente Inventa
(Estória Romântica)
Trecho:

"O teu amor é uma mentira / Que a minha vaidade quer / 
E o meu, poesia de cego / Você não pode ver /
Não pode ver que no meu mundo / Um troço qualquer morreu / 
Num corte lento e profundo / Entre você e eu /
O nosso amor a gente inventa / Pra se distrair /
E quando acaba, a gente pensa / Que ele nunca existiu"

* * - * * 



Em 2004, foi lançado o filme,
Cazuza - O tempo não pára.
Dirigido por Sandra Werneck 
e Walter Carvalho. Cazuza é
magníficamente interpretado pelo 
ator Daniel de Oliveira.

Excelente e emocionante filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário