"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 21 de agosto de 2012

11 músicas de Raul Seixas

Minhas 11 músicas preferidas de Raul Seixas.
 Foi muito difícil escolher estas 11 músicas. Raul Seixas tem várias
e excelentes canções. Parti de uma lista de 25 músicas, e 
reduzi a lista a 11, para fazer este post, TOP ELEVEN.
Hoje (21/08/12), faz 23 anos que Raul Seixas faleceu.

1 - Metamorfose Ambulante
Trecho:
"Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo"

2 - Maluco Beleza
Trecho:
"Enquanto você
Se esforça pra ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual...

Eu do meu lado 
Aprendendo a ser louco
Maluco total
Na loucura real...

Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez..."

3 - Ouro de Tolo
Trecho:
"Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês...

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um Corcel 73..."

4- Tente Outra Vez
Trecho:
"Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!..."
 

5 - Medo da Chuva
Trecho:
"Porque quando eu jurei meu amor
Eu traí a mim mesmo, hoje eu sei
Que ninguém nesse mundo
É feliz tendo amado uma vez...
Uma vez

Eu perdi o meu medo
O meu medo, o meu medo da chuva
Pois a chuva voltando
Pra terra traz coisas do ar"




6 - Gita
Trecho:
"Às vezes você me pergunta
Por que é que eu sou tão calado,
Não falo de amor quase nada,
Nem fico sorrindo ao teu lado.

Você pensa em mim toda hora.
Me come, me cospe, me deixa.
Talvez você não entenda,
Mas hoje eu vou lhe mostrar."

7 - Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás
Trecho:
"Eu nasci! (Eu nasci!)
Há dez mil anos atrás
(Eu nasci há 10 mil anos!)
E não tem nada nesse mundo
Que eu não saiba demais...(2x)

Eu vi o sangue
Que corria da montanha
Quando Hitler 
Chamou toda Alemanha 
Vi o soldado

Que sonhava com a amada
Numa cama de campanha
Eu li!

Li, os símbolos 
Sagrados de umbanda 
Eu fui criança prá 
Poder dançar ciranda.
Quando todos 
Praguejavam contra o frio 
Eu fiz a cama na varanda..."


8 - Aluga-se
Trecho:
"A solução pro nosso povo
Eu vou dá
Negócio bom assim
Ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui
É só vim pegar
A solução é alugar o Brasil!...

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá prá alugar..."

9 - O Dia em Que a Terra Parou
Trecho:
"Essa noite eu tive um sonho
de sonhador
 Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
com o dia em que a Terra parou

Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo o planeta
Naquele dia, ninguém saiu saiu de casa, ninguém

O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão, também não tava lá
e o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar..."

10 - Judas
Trecho:

"Parte de um plano secreto
Amigo fiel de Jesus 
Eu fui escolhido por ele 
Para pregá-lo na cruz 
Cristo morreu como um homem 
Um mártir da salvação 
Deixando para mim seu amigo 
O sinal da traição.
Mas é que lá em cima 
Lá na beira da piscina, 
Olhando simples mortais 
Das alturas fazem escrituras 
E não me perguntam se é pouco ou demais" 

11 - Sapato 36

Trecho:

"Por que cargas d'águas
Você acha que tem o direito
De afogar tudo aquilo que eu
Sinto em meu peito 
Você só vai ter o respeito que quer 
Na realidade 
No dia em que você souber respeitar 
A minha vontade 
Meu pai 
Meu pai
Pai já tô indo-me embora 
Quero partir sem brigar 
Pois eu já escolhi meu sapato 
Que não vai mais me apertar..."
  T O C A   R A U L   !  !  !   
Raul dos Santos Seixas, nasceu em Salvador (BA) em 28 de Junho 
de 1945, e faleceu em São Paulo (SP), no dia 21 de Agosto de 1989.
Cantor e compositor, considerado um dos pioneiros do rock 
brasileiro. Raul tornou-se um símbolo do rock no país, é um 
dos artistas mais cultuados, citados e queridos
entre os fãs de rock nos últimos quarenta anos. 
Dia 23 de março deste ano, foi lançado o filme biográfico
Raul - O Início, o Fim e o Meio, dirigido por Walter Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário